contato@ozonioline.com.br   (11) 5666-0360 | (11) 94141-8444 (Whatsapp)
Injetores Venturi vs Pedras Difusoras

Injetores Venturi vs Pedras Difusoras

Injetores Venturi vs Pedras Difusoras

Ao adquirir (ou antes mesmo de adquirir) um Gerador de Ozônio para usá-lo em tratamento de água, seja para piscinas, lagos, caixas d’água, cozinha, esterilização de alimentos e etc., surge a dúvida: Como fazer a mistura Ozônio x Água da forma mais prática e eficiente possível.  Sabendo disso, disponibilizamos um breve texto resumindo os dois principais difusores presentes no mercado, bem como suas características e aplicações. Assim, você saberá qual melhor lhe atende e poderá fazer uma compra segura com a certeza de um excelente resultado!

Os Injetores Venturi funcionam forçando a água através de um corpo cônico que provoca um diferencial de pressão entre a entrada e a saída. Isso cria um vácuo dentro do venturi, que inicia a sucção do ozônio através da entrada de sucção.

Características do Venturi:

  • Alta taxa de mistura/transferência do ozônio na água (>90%);
  • Requer bomba d’água para iniciar a sucção;
  • Não perde eficiência ao longo do tempo;
  • Sem partes móveis.
  • Requer instalação fixa;

Por ter grande eficiência na mistura do ozônio na água, é a melhor opção para uso em piscinas, lagos, reservatórios e sistemas de tratamento de água. No entanto, é uma opção inviável para uso doméstico, tais como: usos na cozinha.

A grande desvantagem: Possui custo muito mais elevado em relação às pedras difusoras. Como o venturi depende de outros elementos (bomba d’água, cavalete, instalação) seu uso pode ser, em um primeiro momento, caro e difícil. Mas a longo prazo, devido a grande eficiência, torna-se compensador já que você necessitará de menores geradores de ozônio para obter excelentes resultados.

Os injetores produzem milhares de bolhas aumentando muito a área de superfície de oxigênio, ou ozônio, em contato com a água. (Duas pequenas bolhas têm maior superfície do que uma grande bolha do mesmo volume). Isso resulta em uma taxa de transferência de massa muito alta.

Você pode adquirir um Injetor Venturi no link > http://www.ozonioline.com.br/produto/injetor-venturi-para-ozonio/

As pedras difusoras funcionam dividindo o ozônio em centenas de pequenas bolhas, aumentando a superfície de contato com a água. No entanto, possuem eficiência muito menor que os Injetores Venturi. Em compensação não requerem instalação fixa e são muito mais simples de usar.

Características das Pedras Difusoras:

  • Baixa taxa de mistura/transferência do ozônio na água (entre 10 e 15%);
  • A eficiência aumenta conforme a profundidade aumenta;
  • Requer bomba ou compressor de ar para impulsionar o ozônio embaixo d’água;
  • Entope com o uso contínuo, perdendo eficiência até que seja necessário a substituição da peça;
  • Leve e portátil, não requer instalação fixa.

Por serem leves, portáteis e fáceis de usar, são a melhor opção para usos domésticos, exemplos: Usos na cozinha (ozonizar frutas, verduras, carnes, peixes, etc), produção de água ozonizada (para beber ou para hidrozonioterapia). Além disso, com pedras difusoras você pode ozonizar óleos e obter todos os benefícios do óleo ozonizado de forma simples e prática. Saiba mais sobre óleos ozonizados aqui (http://www.ozonioline.com.br/oleos-ozonizados-e-seus-principais-beneficios/)

Mas cuidado: Muitas pedras difusoras são feitas em materiais de baixa resistência ao ozônio, comprometendo sua eficiência além de liberar compostos tóxicos (físicos e químicos) na água. Por isso, sempre adquira pedras difusoras próprias para usos com ozônio. Você pode encontrar nos links abaixo:

Pedras Difusoras de Cerâmica > http://www.ozonioline.com.br/produto/pedra-difusora-3cm-ou-5cm/

Pedra Difusora de Aço Inox 316 (para Ozonioterapia) > http://www.ozonioline.com.br/produto/difusor-de-inox-para-ozonizadores-ozonioterapia/

No entanto, utilizar pedra difusora não é uma boa escolha para tratamento de grandes volumes de água. Devido à baixa eficiência de difusão, você terá altos custos com Geradores de Ozônio muito potentes para fazer o mesmo serviço que um pequeno gerador de ozônio faria aliado a um injetor venturi.

E aí, gostou do texto? Quer saber tudo sobre ozônio? Então cadastre-se no nosso site e curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/ozonioline/

Aproveite e veja outros artigos no nosso blog!

Sobre o autor

Deixe um comentário